Habitação

Habitação Tornada

A composição do edifício enquadra-se numa arquitetura de linguagem contemporânea, marcada pela simplicidade dos seus volumes, materiais e texturas.

A habitação localiza-se na cidade Caldas da Rainha, na Freguesia de Tornada e Salir do Porto. Procurou-se uma proposta de um edifício habitacional inserido no meio do lote do terreno, vedado com muros afastados o máximo da via existente, que obedece à necessidade de isolamento e de sossego.

A edificação encontra-se orientada a Sul e a Nascente, face ao terreno existente, privilegiando o aproveitamento de radiação solar e de privacidade.

A composição do edifício enquadra-se numa arquitetura de linguagem contemporânea, marcada pela simplicidade dos seus volumes, materiais e texturas em pedra e madeira.

A habitação terá uma cobertura oculta de duas águas e as suas formas volumétricas serão próximas de um “I” em planta. Os alçados terão uma leitura de planos sem telhado, além desta afinidade na sua relação com os edifícios predominantes no espaço envolvente, em que a implantação obedece ao alinhamento existente criando um logradouro entre si e o arruamento. A restante área do lote nas traseiras e faixas laterais será exclusivamente direcionado para o jardim privado.

Procurou-se o equilíbrio com a edificação envolvente mais próxima, dentro dos limites da construção, traçando o encaixe que prevê a cércea e a volumetria permitida, que dessa forma resulta numa linguagem que é contígua à do contexto mais próximo